Caio Nibon
Cidade: Fortaleza, CE
O que é yoga para você?
Aprendi com meu professor Yoguiraj Tommoy Shome que yoga, é como fala as escrituras a união entre Atma (ser individual) e Paramatma (ser universal, Deus), objetivamente falando, yoga é isso. Toda disciplina, e técnicas que existem em yoga, servem para preparar a mente para a meditação, através da prática meditativa se adquire jgnana (conhecimento) sobre o verdadeiro si mesmo, existente em cada ser humano. É ainda muito válido e importante ressaltar que tudo isso sem um satguru (guru verdadeiro), não será uma certeza em relação a moksa (libertação), pois o guru e paramatma são o mesmo, um é a manifestação do outro em matéria. Então somente o guru pode lhe conceder de fato o conhecimento correto sobre o atma (verdadeiro si mesmo).
Na modernidade as pessoas não praticam yoga como na tradição milenar que é o yoga. Sim, é muito benéfico para o corpo e para a mente, mas não atinge o objetivo real do yoga. Pelo fato de na modernidade o yoga passar a ser também produto comercial, é muito importante que você busque um professor bem instruído, que possa lhe orientar com segurança e eficiência em todas as técnicas, lembre-se, a prática de yoga sem meditação não é yoga, “está tentando chegar lá”.
O que você diria a uma pessoa que quer começar a meditar?
Diria para buscar um professor qualificado. Que buscasse praticar todos os dias a meditação (melhor 10min. todo dia do que 60min. um ou dois dias), e que ela buscasse se empenhar, pois este tipo de exercício (meditação), desenvolve outros aspectos de nosso corpo e mente, que exercícios convencionais que envolve interação dos sentidos, não vão conseguir desenvolver. Sem contar na possibilidade que a tradição do yoga nos traz sobre o conhecimento do verdadeiro si mesmo. Yoga é uma prática necessária à todos os seres humanos, faz parte do desenvolvimento.
O que é Ahimsa e como você pratica na sua vida?
Ahimsa literalmente significa não-violência, está definida amplamente como não violência em pensamentos, palavras e ações, é a exclusão de todo e qualquer pensamento negativo, cruel, que venha a insultar ou oprimir, depreciar, é evitar falar palavras cruéis, por mais que sejam verdade, palavras podem ferir mais e por mais tempo do que socos e pontapés. É a exclusão total de todo e qualquer tipo de violência, isso é ahimsa. Segundo a tradição quando um yogui se firma em ahimsa não somente ele como tudo ao seu entorno é tomado por uma atitude de passividade, paz e tranquilidade.
No meu dia-a-dia, busco praticar ahimsa da forma como foi dito a cima, buscando-se praticar diariamente corre o risco de nos flagrarmos desenvolvendo himsa (violência), imagine se não praticarmos, a probabilidade será ainda maior. E no fundo, necessário mesmo através desta prática é buscar estar consciente a todo instante, em tudo que se faz para no mínimo, ter a certeza de que o que você faz vale a pena para a sua vida.
Acho importante ressaltar que a prática do vegetarianismo, dentro da tradição do yoga não é uma forma de se praticar ahimsa. Sim, é certo que menos seres ou diversidades de seres serão mortos, mas os vegetais também são seres vivos, desta forma você também está tirando vidas, matando outros seres. A dieta vegetariana torna a mente mais apta a meditar, sem contar que o organismo humano tem muito mais características vegetarianas do que carnívoras, então a dieta vegetariana também torna o corpo mais equilibrado. É muito importante também consumirmos pelo menos um pouco de alimentos vivos (que estão mais próximo possível do seu estado na natureza), já que somos um organismo vivo, a dieta vegetariana é ótima nisso.
Em casa eu, minha esposa e os nossos filhos somos vegetarianos e apoiamos esta idéia no mundo. NAMASTÊ.