Camila Laurentino
O que está por trás da consciência?
Sua verdadeira essência.
Seria o yoga uma modalidade mais suave de ginástica? Como você explica para os alunos estas diferenças?
É comum que pessoas se interessem pela prática de yoga quando estão insatisfeitas com o corpo, ou muito cansadas mentalmente, ou ainda por indicação médica. E muitas iniciam na prática apenas pelo exercício físico. Como explicar ao aluno? Mostre o caminho, ele vai sentir.
Qual a regularidade ideal para se praticar yoga? E você, com que frequência pratica?
Yoga é todo dia, seja na prática dos asanas ou na maneira como você encara os problemas. Yoga é pra vida, é entendimento. A modalidade que pratico e ensino é Ashtanga Vinyasa Yoga, que foi desenvolvida para ser praticada diariamente, sendo 6 dias da semana de prática e um dia de descanso. Assim é ensinado tradicionalmente na Índia.
Claro que ao chegar numa escola de yoga, o aluno vai se matricular para praticar duas ou três vezes na semana e, gradualmente, com comprometimento e disciplina, a prática se tornará diária e fluída. A minha prática pessoal é de 6 dias na semana, 3 dias no estúdio com minha professora Tatiane Fernandes, 3 dias em casa e 1 dia de descanso. Com o tempo dedicado aos estudos, fui me conhecendo e encontrando o meu caminho. Cada pessoa tem seu próprio caminho a seguir, mas a prática de yoga, sem dúvidas, prepara pra jornada.