Duda Carvalho
Cidade: São Paulo-SP
Rede Social: Instagram
O que é Ahimsá? Como você pratica Ahimsá no dia a dia?
Ahimsá é o conceito de “não agressão” e faz parte de um conjunto de 10 normas éticas do yoga (Ahimsá, Satya, Astêya, Brahmáchárya, Sauchan, Santôsha, Tapas, Swádhyáya e Íshwara Pranidhána).
A “não agressão” deve ser observada em todos os âmbitos da vida de um yôgin, não apenas em suas práticas. Um excelente exemplo de Ahimsá é a opção por uma dieta sem carnes de animais mortos, o que demonstra uma relação de respeito e carinho com outros seres vivos. Outros tipos mais sutis de agressão devem ser evitados, tais como a agressão verbal e emocional.
Me sinto muito feliz em poder dizer que cultivo uma relação de respeito e admiração com os animais, não me alimentando de suas carnes há mais de dez anos. Acho que essa é a melhor forma de se colocar em prática esta norma ética tão importante do yoga.
O que é Astêya? Como você pratica Astêya no dia a dia?
Astêya é o conceito de “não roubar” e também faz parte do conjunto de 10 normas éticas do yoga. Esta norma ética pode parecer um pouco óbvia mas se ela foi criada é por haver necessidade. Para entendermos melhor estas normas, devemos levar em conta a época e o contexto em que foram desenvolvidas. Embora Astêya seja, hoje, muito compreendido, provavelmente na antiguidade, quando o yoga surgiu, a população não estava muito habituada com este comportamento ético e, para aqueles que buscavam tornarem-se melhores seres humanos (os yôgins), era vital enaltecer estas normas básicas de convivência.
No entanto, ainda hoje o “não roubar” parece ser extremamente útil e necessário em diversas áreas. Por exemplo, nas redes sociais, podemos observar Astêya não se utilizando de ideias de outros sem citar a fonte original.
Para mim é um prazer notar como as pessoas se surpreendem quando aplicamos Astêya em situações nas quais outros nem sequer cogitariam. Em uma compra, por exemplo, quando recebo de troco uma quantia a mais do que a devida e alerto o comerciante do erro. É sempre muito satisfatório o sorriso de agradecimento nestas situações.