Fe Saraiva
Cidade: Säo Paulo e Ilhabela-SP
Redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter
Como surgiu a ideia do Projeto #Sangha365?
Depois de uma bela soneca deitada na rede. A minha experiência com a comunidade de yoga no Canadá foi um pouco diferente do que a no Brasil. Há suas exceções, mas no Brasil cada instrutor de yoga faz a sua história. No Canadá há uma união mais forte entre os instrutores. Por exemplo, se existe um novo instrutor de yoga na cidade, os instrutores participam das aulas desse instrutor, pois eles têm chance de receber novos conhecimentos. E esse ‘novo’ instrutor de yoga também recebe muito bem esses instrutores antes, durante e depois da aula. Notei que a história é um pouco diferente no Brasil. E acredito que é por isso que a yoga ainda não se expandiu tanto como no Canadá.
Eu estava num processo de criação, pensando em projetos para a nova website que estava sendo criada. Então estava na minha rede e pensei: “Fe, você pode reclamar ou tentar fazer parte de uma mudança. Como você pode unir os instrutores de yoga no Brasil e ao mesmo tempo promover a prática de yoga no país?”. Naquele momento surgiu a ideia do projeto. Foi tão natural que deixei fluir. Hoje o projeto está acontecendo, há um boa procura de instrutores de yoga brasileiros e já aprendi e me emocionei com as respostas dos instrutores de yoga.
Como os instrutores de yoga podem se unir?
Há várias maneiras de criar uma união entre os instrutores de yoga, mas aqui vou citar apenas algumas maneiras:
1. Conheça os outros instrutores de sua cidade e quando puder pratique yoga com eles.
2. Lembre-se de como foi bom praticar junto com outros instrutores (que na época também estavam para se formar) durante uma formação de instrutores de yoga. Essa sensação de união pode continuar. Entre em contato com seus amigos que também são instrutores de yoga e pratiquem juntos com um instrutor que vocês gostam ou, até mesmo, com um instrutor que vocês não conhecem ainda.
3. Quando um instrutor de yoga for fazer aula contigo, receba esse instrutor bem. Se puder, e se você tiver a sorte de saber que ele(a) é instrutor de yoga, dê até um desconto da aula por ser instrutor de yoga. Durante a aula, lembre-se de confirmar para o instrutor de yoga (naquele momento, aluno) que você NOTA e APRECIA sua presença. Você pode fazer isso, por exemplo, com um olhar ou um sorriso durante a aula ou um toque com amor e respeito durante savasana. Lembre-se que aquele instrutor de yoga dedica sua vida a servir o próximo, então durante a sua aula é sua chance de retornar esse ato de amor.
4. Quando possível, ajude a divulgar o trabalho dos instrutores de sua cidade.
5. Tente, de vez em quando, praticar com instrutores que você não conheça e outros estilos de yoga diferentes dos estilos que você guia. Pratique essa aula com cabeça e coração abertos, se entregue, seja um aluno iniciante. No final da aula ou quando tiver uma oportunidade, se apresente e agradeça ao instrutor pela aula.