Malini Devi Dasi
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Redes sociais: Site | Site 2 |
Facebook | Instagram | Pinterest
O que é yoga para você?
Yoga realmente foi a minha salvação. Quando fui apresentada à possibilidade de não apenas praticar yoga como um exercício e sim como uma filosofia de vida, não deu mais para voltar atrás. E nem eu queria! Em especial quando fui apresentada à Bhakti Yoga, tudo passou a ter sentido, porque mudamos a forma de olhar o mundo. A mudança do interior transborda e o externo acaba mudando também. Mas tudo isso sempre sob a guia de um mestre autêntico e presente no planeta. Não podemos nunca perder de vista a forma como o yoga é passada. Sempre de mestre para discípulo. E um mestre disposto a formar outros mestres e não meros discípulos, alguém generoso a ponto de realmente te ensinar tudo o que o caminho do yoga pode oferecer.
Quais são os prós e contras de dar aulas de yoga a distância (por skype)?
Sobre as aulas por Skype, os prós são incontáveis. Yoga e meditação. Além de todos os benefícios do yoga, podemos incluir aqui uma assiduidade maior, pois os empecilhos normais (trânsito, falta de estacionamento, chuva, frio, preguiça…) passam a não existir mais. Além disso, a pessoa se sente mais à vontade para experimentar o novo, aqueles que nunca fizeram yoga por timidez por exemplo, ou por se acharem fora da “idade” de praticar, aceitam melhor, por ser no conforto do lar. E outra, pessoas com agendas nem um pouco lineares, que viajam muito, podem manter as práticas mesmo se estão em viagem, fazer do quarto do hotel, etc. Desde que caiba um mat, está valendo! Ou pessoas com filhos pequenos, que não têm com quem os deixar. Pessoas em cuja cidade não tem yoga. Enfim, é uma enormidade de situações que são abarcadas. Além do mais, noto que a pessoa, por já fazer a prática em casa, consegue manter mais a sua prática pessoal individual. Dou também cursos de Shantala pelo Skype. Dá super certo.
Sobre os contras, sendo muito sincera, até hoje não consigo ver nenhum. Até hoje nunca tive nenhum problema. Desde que sejam observados os requisitos mínimos de espaço e internet, a aula transcorre normalmente, eu tendo uma excelente visão do aluno e ele de mim. Os comandos verbais são bem explicadinhos, as posturas são corrigidas, tudo como se dá numa aula presencial. E de uma forma ou de outra, tento uma ou duas vezes por ano organizar retiros e são nesses encontros presenciais que a gente aproveita para dar aquele abraço!
Qual a sua mensagem para os instrutores de yoga do Brasil?
Meu recado para os instrutores de yoga é o mesmo que me deram uma vez e que serei para sempre grata: busque um mestre autêntico e presente, que te aconselhe e oriente em sua prática. Sem esse mestre, a gente não se desenvolve como alma. Ficamos na superfície, no corpo físico. Não nos afastemos da tradição do ensinamento do yoga, de guru para discípulo. E ao se colocar sempre como aluno, não corremos o risco de querermos apenas a fama em nossa prática e, assim haverá a amizade e generosidade em nossas relações.