Morganna Vellozo
O que é yoga para você?
Yoga, etimologicamente, significa união. Entendo este caminho como um processo constante de equilíbrio entre si e a energia que compõe todo universo, através de suas formas e além-formas (do atman com o paramatman). A prática do yoga como entendo, com base nos Sutras de Patanjali pelos estudos de seus difusores (Krishnamacharya, Desikachar, Iyengar, Hermógenes), consiste num método para a vida em sua imanência e transcendência – o que é sumariamente distinto de uma teoria, ideologia ou dogma. O yoga, portanto, é o método de experimentação direta e progressiva da realização das nossas potencialidades. Pode e deve estar acessível a todas as pessoas sem que seu exercício se limite numa meta específica (seja ela ética, estética, biológica ou espiritual) mas que se desenvolva num meio de abertura à sensação com o emprego sadio do intelecto. O destino do próprio caminho, o caminhante sente em cada passo.
O que está por trás da consciência?
O mesmo que a constitui. Isto é, por trás da consciência individual – coberta pelo véu de Maya (a ilusão) e sujeita às projeções da mente – existe o estado ampliado de consciência, que é a consciência pura. As formas são como potes de vidro que contém o ar… mas o ar não tem fronteiras, ele compõe mesmo o vidro que pensamos contê-lo. Livre das barreiras da realidade material, das fronteiras que introjetamos no processo de repressão que nos socializa mas também bloqueia a realização livre das potências do self, só resta a energia. É a força que cria e destrói, que dá a morte e a vida, que está além do tempo e do espaço. Por trás da consciência e fora dos domínios do ego, está o Uno. Estamos nós mesmos, livres.
O que você gostaria de ver acontecer com o yoga em Salvador nos próximos 5 anos?
Que o movimento de busca que tenho observado na cidade, não só pelo yoga mas pelas diversas modalidades de práticas integrativas, continue crescendo para que possamos alterar gradualmente os padrões de um sistema erigido e que se mantém tomando o sofrimento como um valor e, assim, cada vez mais pessoas tenham qualidade de vida e autonomia. Que aconteça com o yoga a plenitude de sua realização, em sua expansão.