Renilson Duraes
Cidade: Montes Claros-MG
Redes sociais: Site | Facebook | Fan Page
O que você recomenda a alguém que sofre de ansiedade?
Recomendamos olhar para dentro de si mesmo com mais compaixão e paciência e fazer atividade física que exija mais consciência. Os ásanas do yoga são uma boa opção: se a pessoa não estiver alerta, em plena atenção, ela não consegue executar o exercício; reaprender o ato fundamental da vida – a respiração consciente, profunda e abdominal. Acima de tudo, tomar consciência de que definitivamente nós não controlamos o futuro, que precisamos confiar mais no fluir da existência. Convém aprender a cuidar e usar o próprio corpo e a mente com sabedoria, valor, compreensão e respeito: lançar mão de uma técnica que permita liberação de toxinas, tensões e negatividades do sistema, que permita conexão entre corpo, mente, emoções.
Yoga é mesmo um bom remédio para depressão? Por quê?
Entendemos que, uma vez instalada a depressão, a pessoa precisa de medicamentos adequados para reorganizar a química do cérebro. Yoga entra como um grande suporte na manutenção da saúde mental e como coadjuvante nos processos de recuperação, pois é capaz de proporcionar as mudanças de padrões psicológicos que são, na maioria das vezes, a causa da depressão.
As posturas psicofísicas do yoga, os exercícios de respiração, concentração e relaxamento atuam diretamente no sistema nervoso, equilibrando os batimentos cardíacos, melhorando a respiração, exigindo foco no presente, reconduzindo os pensamentos e tranquilizando a mente. Assim é que o yoga ajuda a diminuir as tensões, a ansiedade e a depressão.
O que está por trás da consciência?
Por trás da consciência existe a essência, a natureza imutável, a mônada ou chispa divina, o que não pode se extinguir; e está a ideia principal de alguma coisa, os valores originais presentes no âmago de algum ser.
Quando dizemos que precisamos de mais consciência, significa que devemos acessar a nossa natureza de indivíduos, os nossos sentimentos e motivos mais profundos e, sobretudo, procurarmos atingir a compreensão de que a alma é nossa verdadeira identidade. O corpo, os papéis que desempenhamos e todas as circunstâncias passarão. A partir daí, é possível reavaliar os comportamentos, liberar-se dos sentimentos de raiva, tristeza, medos, expectativas, angústias e preocupações, reduzindo a tensão e o sofrimento.
Na prática, para se chegar a esse estado, a primeira coisa a fazer é resgatar a capacidade da mente presente, alcançando a lucidez: se está comendo, coma; se está trabalhando, trabalhe; se está meditando, observe-se. Não é nada sobrenatural, mas requer esforço, disciplina, vontade.
Reinilson,
Parabenizo a você pelo trabalho maravilhoso que faz em nossa cidade, Montes Claros, digo, para conosco. Voltei para a yoga, além de me identificar com a mesma, é um remédio para a minha alma. Estou estressada, ansiosa, com alguns medos…
Muito estranho!
Com apenas 03 aulas já sinto a minha respiração melhor. Até as minhas filhas notaram a diferença.
Deus continue dando-lhe saúde, paz e sabedoria.