Valeria Bartholi
Cidade: São Paulo-SP
Redes sociais: Facebook | Instagram | Instagram 2
Quais são as qualidades de um bom instrutor de yoga?
Um bom instrutor deve ter uma pitada dos 5 atributos:
- Espaço – humildade e intenção pura de alinhar-se com o Divino;
- Ar – agilidade intelectual, diversidade criativa;
- Fogo – poder de aspirar e envolver, desejo, vontade;
- Água – fluida, adaptável;
- Terra – consciente, cheia de estamina, sustentadora.
Dizer “sim” para a vida, para a beleza, abrir-se para algo maior e ser o exemplo daquilo que se quer passar.
Como é guiar aula para gestantes?
Uma aula é feita de grupos de sequências, com alinhamento e pulsação. Ao guiar uma aula para o público gestante, o instrutor deve ser mais observador do que o normal. Conhecendo as alunas, podemos saber o limite entre cobrar mais, afastando os medos ou poupar, quando necessário. As aulas devem funcionar como incentivo para que uma gestante tenha vida normal.
Outro ponto de fundamental importância é sobre os temas abordados em aula, que devem ser aproveitados para instruir e orientar a futura mãe para o trabalho de parto. O yoga tem ferramentas que podem ser usadas para desbloquear, por exemplo, o medo do parto normal. Também, explicar a importância do contato materno logo nas primeiras horas, bem como da amamentação.
Quais os cuidados que as gestantes devem tomar ao praticar?
A gestante deve ter muita atenção na construção dos ásanas. Acomodando a barriga com cuidado, mas pode fazer a prática normal. Os bloquinhos auxiliam muito na classe de posturas em pé. A gestante não deve fazer as posturas de bruços. As torções podem ser feitas, desde que não sejam em sua maior amplitude, são benéficas. O ideal é a gestante não fazer as posturas invertidas, pois além dela ter seu eixo do equilíbrio alterado, existe a questão da pressão arterial que pode sofrer alterações nesse tipo de postura.