Vanessa Freire Cardoso
O que você aprendeu com o yoga e considera mais importante?
Aprendi a ser uma pessoa mais centrada no presente, a ter hábitos de vida mais saudáveis, a conhecer o meu corpo, a superar medos e a ter mais segurança e clareza em minhas atitudes. O mais importante no yoga é saber que vai além das posturas físicas, é uma filosofia de vida com valores éticos, práticas respiratórias e meditação que tornam a vida das pessoas mais saudáveis e equilibrada.
O que você diria a uma pessoa que está começando a praticar yoga?
Para quem está começando a praticar yoga diria para respeitar os limites, não criar expectativas (tudo ao seu tempo, sem pressa) e a ter o foco principal na respiração que é o mais importante do que realizar posturas perfeitas, pois o Yoga é um caminho de muito aprendizado e o crescimento e desenvolvimento irá surgir gradativamente.
Quais são os seus livros preferidos de yoga?
Tenho vários livros preferidos, entre eles cito Autobiografia de um yogue de Paramahansa Yogananda, Asana Pranayama Mudra Bandha de Swami Satyananda Saraswati, O valor dos valores de Swami Dayananda Saraswati, Autoperfeição com Hatha Yoga do Hermogenes, A árvore do Yoga de B.K.S Iyengar, entre outros.